Calendário Cristão – Romano?

ACTIC – REVISTA ON LINE APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO n.015.Vol. 03.2023

https:// Orcid.org.br/0009 – 0004 – 8530 – 2223/ Cc by 4.0 Cremons criative Internacional Ativo. Licença atribuição.

Santos, Profa Ph.D Jusenildes. @Jusenildes0412

LIEL. Library and Informacion Ecology Literacy/ manager and coordenacion


“Situados nos Calendário romano 2023. Fé –  Razão e ciência”

Fonte: Imagem do Mapa AO – Antigo Oriente – 0 – 200 – 400mk. M.Celle.

Abstracts: Christian Catholics of the Roman Apostolic Church.  Doubts?  global is there Divergence?  Do you know how to distinguish yourself?  Not for Japanese or Chinese?  And others.  answer your spiritual concerns.  An anthropological behavior socially intrinsic natural, cultural and included, daily that affect, in the direction of active spirituality, in turn everyone’s religion.  A globalized society, coexists prenatal substances captured by registration, coexistence.  In times past, the disease makes discernments and understandings that somatic are very serious consequences for care in medical and mental health disorders.  Redoing readings of the origins of the birth of Jesus, and Christianity, in chronological prospectors and messianic and prophetic prophecies of the Savior – Messiah – God with us – Jesus Christ.  Reflection differs from exegeses and faith, which requires attention and there are different visions, and in the Contemporary era, the doors of the scientific basis and synchronously affirming position – Fe – Reason and science of the Ecclesiastical Church.  There are intervals between 734 and 736 that date the worldview of the contextualization of illiterates.

Keywords: Christian calendar – Roman calendar – Christianity – Composition of the cosmos – Roman Catholic Apostolic Church – Cosmovision.  Title.

Resumo: Católicos cristãos da Igreja Apostólica Romana. Dúvidas? global há Divergência?  sabe distinguir-se? Para o Japonês não ou chinês? E outros. Responda suas intranquilidades espirituais. Um comportamento antropológico socialmente intrínsecos naturais, culturais e incluídos,  diariamente que incidem, na direção da espiritualidade ativa, por vez a religião de todos. Um sociedade globalizada, convive substâncias pré-natais capturada por registro, convivências.  Em tempos findos a doença, perfaz discernimentos, entendimentos que somática são,   consequências gravíssimos, aos cuidados em  desajustes a saúde médicas e mentais. Refazendo leituras das origens do nascimento de Jesus, e o Cristianismo, em propectros cronológica e profecias messiânica e profética do Salvador – Messias – Deus conosco – Jesus Cristo. A reflexão se divergem às exegeses e fé exisgem atenção e existem diferentes visões,  e em era Contemporâneo as portas da base científicas e posição sincronicamente afirmantes – Fe – Razão e ciência da Eclesial Igreja. Existem intervalos entre 734 e 736 que datam, da contextualização de ileigos.

Palavras –  chaves: calendário Cristão – calendário romano – Cristianismo – Composição do cosmos  – Igreja Católica Apostólica Romana –  Título.

Introdução. As instâncias com  presenças (comportamento antropológicos), as inquietações da sociedades civil, institucionais constituídas e orgânicas interna e externa situados numa viés globalizados em políticas contínuas dispositivas e públicas ,  organizacionais central e descentralizadas: encaminham; se prevê; se reúnem; discuti se; se estuda  em blocos; busca comissões. Sendo compartilhadas decisões de investimentos, as previsões de possível redução aos déficits presente e equilíbrios, e harmonia no futuro por duas vertentes intrínsecas: a primeira  – SS – Contextos e eixos definos,  indefinos em sustentabilidades, biodiversidades,  biomas dos seres vivos planetário; Perspectiva da economia e gestão sustentáveis. A segunda, mudanças climáticas e meteorológicas no planeta   – Aquecimento global – Reflexos  inconsequentes de muitas distórcidas ações ativas anti –  políticas em diversos ângulos: sociais; Educacionais e cultura; C & T ; Econômicas e negócios de gestão; Segurança; Saúde médicas e mentais;  etc.

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” Se os católicos do Brasil são Cristãos,  (Dom . Luciano C, Duarte, 1989)”

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II – Fundamentos teóricos  –  CC in CR

A proposição da temática e subtematicas sugeridas, insere probailidade de muitas pesquisas e exploração arqueológicos de cuidados minuciosos da Informação e ciências, que por situados projects, e mitigação de contextos,  que conduzem a investigação e estudos. Encontramos referência que nos assistem plenamente,  a mitigantes desenho de leitura e explanação com clareza e rigores científicos de conhecimentos lógicos  de crítica formativa, (Dom D. C. Luciano, Pp.48), ” Sim, é preciso entrar e viver numa Igreja composta de Santos e pecadores. Muito mais de pecadores do que de santos. Citação autoral de comentário em Dom J. Romer, ao enfatizar e acentuar a reflexão do mesmo [” Jesus merece uma Igreja melhor do que a que tem”]. Numa contextualização a opinião é autocrítica mesmo trazendo dados e estatísticas, por percepção em que 90% de católicos batizados, dos quais somente  12%, praticam os sinais mínimos da vivência.

Fonte: Imagem museus de Jerusalém 2019 – Mapeamento histórico.

Dialética e Retórica

Numa interface de reflexão inserida, sugere rever também a citação autoral do article, em sequência orgânica diretiva submetida aos vínculos diretos aplicáveis a formação de leitores aos domingos em linha de impresso acessível. Ao caderno Folha SP – Rio Calendário cristão e Calendário Romano Pp.13-14 ” As portas do ano 2000″ . Abordagem,  sugere para esclarecer ausência de fundamentos teóricos e reflexão situados numa dialética e retóricas,  cuja intenção subtematica jornalística ao tempo:

a) contradições entre data de Jesus Cristo, filho de Maria, e;

b) Calendário Romano – Calendário cristão.

Releitura textual e conhecimentos em abordagens: Ensino e refutação toda contextualização

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Fonte: Extração autoral ” As portas do ano 2000 ”  Dom L. C. Duarte, 1989.

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Fonte: Imagem e extração”Sermão das sete palavras 1972 – Batistao Aracaju acampal”
Fonte: Imagem e extração ” Semana Santa e Sermão das sete palavras”  –  Biográfico G. Morais –  2008

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Cântico de Moisés e a sua doutrina profética –  Uma analogia com o ritmo Hip Hop”- Contemporâneo

Fonte: Imagens Museus Jerusalém  em descrição AT .

Meditar, orar e rever aos sentimentos e emoções em triologia pro – morte, num histórico de 120 anos,  esses atos proféticos e lamentações, traça um viés de desenho e significado da e toda vivência , como:

a) Cânticos e salmodia;

b) Grito de Moisés;

b) traça doutrina do vivido e profecias;

c) Neutralidade popular. E Deus do povo, mediante a profanação de Divina;

d) Lamentações e paganismo;


e) Culto e influenciando Israelitas e cenários das alianças no povo hebreu;


f) Às instituições ativas;


g)A vida social em constituir suas leis e ampara – las no contínuo cursor de conselhos por Moisés;


h) Sociedade na convicção de que o povo libertado do julgo para Deus, da servidão do Egito;


i)Vidas aos desígnios, livres.


Exegese na percepção e diálogos [ lógica e filosóficas da fé Cristã e conhecimento ], dever e busca por, e é dever, na condução de formar, e direcionar a: 

j)Atos de Moisés e morte.

Análise e discussão analítica discernida, é que repertórios e repentista de “Hip Hop “- Contemporâneo

Num contexto histórico e referenciais teórico, práxis e vida, surgem em étnicas de comunidades Afro –  americanas de subúrbio de New York, desde 1970 – em preâmbulos enquanto manifestações e posteriores  expressão artística da cultura popular de sentido e comportamento da  sociedade, e bases antropológicos humana, de rua,  num mundo de registros representados face e suspiros da cidade em metrópoles.  Em rítmica, adaptações: letra;  sons;  e locais .

A letra repete numa simbologia e lógica do pensamento literário,  de versos, versões e prosa, dialogando e chamando atenção de meios populares de aglomerações. Em retóricas, e dialética ao referenciar. Formando linguagem popular comportamental e psico, em meios e traduzindo sofrimentos e enfrentaremos cotidianos diário, laboral e improvisos possiveis da força extraída, também de fé; razão [conhecimento lógico] e ciência socialmente sendo e fazendo. Uma espiritualidade, arraigada de esperança a cada invertida de fomento e divulgação comercial sugerida e ofertada. Exigências de atenção, pois irá alimentar assimilação da letra e absolver captar todo pensar num da comunicação e linguagem cotidianos (diálogo – logo) e lógicos, rabuscada, e repente ao novo, visual, captado e acontecido no exato momento. O cenário faz percurso de palco e plateias exata e ou não. Contra a irresistência de não permanecer entre ficar ativas. No Brasil, entrada e berço fluentemente São Paulo, registrado filtram 1979 já aparecem gravações e a figura de MC – Black Power, e diddy com manipulações de diversos sons e mesas com botões diversos e luzes e efeitos sonoros e sonorização com efeitos visuais , supera profissionalismo e barulho inevitável e interruptivo. Aparecem grupos ritmos dança, passos seguintes por iguais; rabuscada, grafitissmo e estilos de modas soltas e descontraías e irrelevantes com saliências de rebeldia natural, certa contestação, do porvir em pé e firmes, em atitudes de esperas, direitos e deveres DH em justiças que mitigam, e acontece. Um histórico “bibliu” [Eu sou] disse Jesus, ao ser questionado de suas analogias, em ações públicas de Evangelização ?. “ Muitos aplaudem e perguntas, de onde vêm?  E quem sois?”  Jesus, filho do Altíssimo, e irmãos co – criaturas divinas, semelhantes a Deus. Buscando melhorar e aproximar ao cenário Contemporâneo, ao meditar, e orar. Esses Cânticos em Moisés saltam leituras, e fundamentos teóricos de épocas e milhões de anos. Lamentações; sofrimentos ; louvores; gritos; motivações e muita esperança,  e fé, adentrando em porvir, quem será? A vitória existem, somos vitórias. “ Quem virá profeticamente? ( Wiki…signif., 2023).

Fonte: Catecismo da Igreja.  Novíssimo, CNBB, Paulinas, Sao Paulo,  2022.

Moisés – Reconhece – se pelos Cânticos: louvores , Gracias, Súplicas, Lamentações, revelações, e bênçãos


Em tempos findos a missão Moisés veredam, para previsão – Falas e emitem a voz pelos Cânticos, iluminam e traduzem de desejos, e anseios de grandes visão em resposta para serem ouvidas. Um juízo de si e em Deus, a leitura que exegetas fizeram,  e estudos longuicuas unindo raízes étnicas e povos em A.T. , antes da era do Cristianismo . Nos conjuntos teóricos e construção do pensamento, e conhecimento de grandes recuperações práticas de achados arqueológicos dos livros coletâneas Pentateuco, rever e traduzem concepção para aludir e ramificar sementes de claridade, ao reafirmar a fé,  diante e com Deus,  vida com irmãos e filhos de Deus. Refazer a trilhas e reconstruir, pontes ao comportamento antropológico da humanidade dado tempo do profeta Moisés que em cima das sociedades e comunidades, visaram Salvação primordialmente fidelidade: Culto e religião; amplitudes jurídicas anti constituídas e social,  administração atuantes e ativas. Leis anteriores mantidas e avançadas em Moisés.

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Fonte: livros pentateuco introdução legislação e história. AT – bible Jerusalém , 2008.

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A visão profética, neste referencial de exegetas, traz uma radiografia do comportamento contraditório das comunidades, povos,  perante e anti doutrinas em Moisés, sobressaem também a resistência de muitos, mas pleno e danoso para humanidade, retidão ou não – “ bem e mal”. A vinda do Senhor, na ressurreição, Jesus entregará ao Pai, o povo eleito e sob a manutenção,  a tábua da salvação,  e orientação divina por e em Moisés, que não seria o povo,  nunca dividido, mais sempre uno.
A ressurreição é ressuscitar em vida nova, de forma divina, nosso Deus trava a batalha, pela descortesia dos filhos, semelhantes a  ficarem e sempre estarem dividas. Unir o separatismo e Cisma historicamente trazem infindáveis guerras, e  profanam por anti vidas. A batalha de preservarmos os cuidados e zelo ao nosso próximo – A promessa eterna em Jesus, e seus exércitos de batalhas,  e guarda de Israel – Santos(a) e Anjos eternos escudeiros vigilantes, não sessam os horários da guarda.

Centralizar a temática avivamos em tempos da entrada ao novo milênio, 2001 e as cobranças proféticas do projeto trino – Das obras  criação – A vinda do filho do homem  – Messianismo e Igreja Messiânica – Anúncio por Maria  – Pré – vinda  em João Batista – Batismo – Vida encarnada e Boa Nova – Anúncio da Salvação – Vida e discipulado  – Apostolado – Justificados pela morte – Ressurreição e Revelação. Sem contradições,  as profecias messiânica,  que afirmou, galgando a cada instância a  confirmação – Histórico de vidas, e instalação do plano de Salvação,  de todo reino de Deus. Todo povo de Deus, que creram, a cada missão divina – profética, pela fé e evidências de mistérios recíprocas e intrínsecas de vida – Olhos da fé (molda se é a lapidação pela percepção e inspiração em atos de fé. Atos de Moisés, sobressaem a vontade divina – Uma Bússola Testamento(moldar, sem punição mais com orientação). Sendo contradições,  aqueles(a), que continuam procedendo a trilha com fé e esperança curta duração de uns e outros – Livre arbítrio. Leitura pela ausência da geração sem a “fé + razão”. Assim pela palavra(ouvida) e anunciada.  Em atitude e atos com vida e Tempo na “ Pôs –  Contemporâneos”, do verbo encarnado, e escrita – Mistério trino inseparáveis. Ao cronológico, com probatórios – Igreja Romana – Igreja e  Cristianismo, e o lógicos que desejam provas divinal e humanística em origens de artifícios, a trindade em Jesus Cristo  (Filho de Deus). Pela fé e vida cristã, não faz probatórios reais, mais aos olhos, e muito mistério. A vida eterna é um mistério, se a lógica não afirma aos olhos, mais tradicionalmente e culturalmente, herdamos em Maria e José –  Deus conosco anunciador da Boa nova – Em Deus, a vida e o Cristianismo vivo, presente e outros, apoios  luta pelo Cristológico.  Cristianismo e Igreja edificada, somos o corpo e membros, com a cabeça divina, com os linhos e enlaces da família e irmanados fraternos e muitos desalinhos, mais consciente – A plenitude em Cristo Jesus – Ressuscitado vive se tempos dos tempos – Vive . Calendário Romano – Calendário Cristão. “ A Igreja e o Cristianismo vivo datam do nascimento de Jesus Cristo; ou após ressurreição e testemunhas[ Atos em Cristo vivo], aos batizados e fiéis pela fé: caminho – verdade e vida”. Escritos e construção pelo testemunhos e espiritualidade residem em vivências e nossas culturas influenciam, e muito. Principalmente identificar religiões sem a vida teocêntrica de Deus. Mistérios divinos  escapam dos olhos da fé – Adensantes em Luz. – A Boa nova é Jesus Cristo.

Cântico de Moisés (Dt.32, 1- 42)


Eco a Israel, ouvir e a fala toda terra, as palavras, provindas da voz, ( Dt.32,1).
Meditando, e estudando as palavras, o cântico de Moisés, e um testamento. Em síntese, a percepção que encontramos, provinda da exegese presente, refaz: Deuteronômio – Tristorico e presença do profeta Moisés, repetido e mantendo, a histórico Pentateuco:


Plano divino e profético de salvação

  1. Religioso[culto];
  2. Jurídico construído e legis ;
  3. Socialmente e Adm. a Sociedade A.T.
    Em espécie todo contexto exegese, permanecendo sendo:
    a) Culto, e manutenção a doutrinal;
    b) Palavra, fiel;
    c) Proclamação;
    d) Obra divina;
    e) Lei de conduta e ética;
    f) Virtudes exaltadas e mantidas;
    g) Direito a verdade de Deus;
    h) Temor e tremor divina;
    i) Justiça e lei de direção;
    j) Cooperação;
    k) História entre gerações;
    l) Âncore e na árvore genealógica e lógica;
    m) Mundo global e fronteiriças de povos éticos;
    n) Herança- Deus e povo; Judeus e libertados;
    o) Povo eleito[ Israel e terra prometida e Santa];
    p) A proteção divina(promessa);
    q) Salvação – Rocha;
    r) Combatendo os reveses do povo sem fé;
    s) Sofrimentos e anti contrição;
    t) Herança e desumanidades;
    u) Vida sem sabedoria;
    v) A humanidade inventar e irremente retidão e infiel.

Será que nosso Deus, quer perder os filhos(a) eleitos? Creio que nunca.


A glória é vitória virá profeticamente e somos eterna glória. O Cântico em Moisés exaltam esse registro em ecoar e se ouvido, e falado. “ Ouve oh Israel!, a voz de teu povo! Proclamação da vitória, (Dt. 32, 40).
Em Súplicas de louvores, Moisés…Benção…Benção…Benção da morte e instâncias da vida profética – Missão aos  povos Israelitas e de Deus. E aos sucessores, no plano e projeto de salvação, (Dt. 33, 1- 18), balanço final, Israel –  Terra abençoada, e Ishaweh – Face a Face, e após Moisés – Josué.

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Fonte: Captura www. Significados.com.br (Wikipédia pesquisa)., 2023.

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Descrição – Tempo AT: era de atos em e de Moisés


Origens de época AT – Era da perpetuação vínculos religioso e jurídico por leis constituídas, somam as raízes étnica e cultural em livro Pentateuco. Livros exauridos,   presente,  verificados da repetição: Gênesis – Êxodo – Levítico – Número e Deuteronômios (a constituição) repete e transitam em livros consistemente,  linha Pentauteuco.
Síntese da histórica e culturalmente, premearam em sentido de: inspirar, e encaminharem para exortações, estímulos. O povo Judeus, em viés de Hebreus. Ao narrar – Exortar e descrever textos legais, na triologia da vida social. Num objetivo mais coeso e por rigores em proporcionarem, uma aliança de fé em acordo com povos e Deus (profetas), ao reinar na humanidade. Esses passos peregrinos da legislação social, religiosidade de culto e jurídico instruído por Moisés aos direitos e deveres e comportamentos de étnicas dos povos, que iluminaram,  segundo exegeses mediante caminhos à perfeição  – Contemporânea:


Perspectivas messiânica – C R e CC


Livros históricos, propõe exegeses buscando visão de antecipação de anúncio  do nascimento de Jesus – Messias perante exercício de vida adensado  nos ensinamentos divina,  enquanto húmus profético. Buscar formar um cenário com informações e subsídios históricos em exegese presente da Documentação formador, sob teor de rigor: fé- razão  (conhecimento) e ciência reafirmando e construção de concepções livres de embromação e parte da Santa Igreja.

Fundamentos do Cristianismo

Fonte: Jerusalém Museus capturada 2019. Wikipédia

– Os fomentou e evangelização  – Boa  Nova provinda discípulas de Jesus, com os 12 Apóstolos e Atos de vida em  Apóstolos (Pós- Jesus).
Uma suposição  – Subsídios históricos A.c. [ antes de Cristo] e [ D.c. [depois de Cristo].
1) Calendário  profético a. C. e d.C
Messias – Jesus Cristo [ Cat. 123- 4]
Reflexão sobre os caminhos messiânicos proféticos, trilhas orientações doutrinas, para aprofundar enquanto conscientes cristãos, que nos fornecem subsídios importantes com reflexões temáticos e origens exegese que exigem estudos e pesquisas sobre fatos relevantes e históricos da genealogia e cultura de povos, originários da dinastias e arquétipos suportes probatório subsistentes e consistentes com conhecimento, gerando resultados de informações científica (razão e ciência), alargando aos olhos de nossa fé. 
A boa  nova, (Gl. 4; 4-5), ensina e esclarece [ Cat.422- 35]: Deus enviou seu filho…nascido. sujeito à Lei…e serem resgatados os que os que eram sujeitos à Lei…: dificuldade de filhos, (Idem…) – Evangelho, Jesus Cristo , filho de Deus.


Terminologia – Messias: tradicional hebraico (Cat. 436)


A cultura hebraica é manifestada por raízes profética, que elevam a tradução na extensão plenamente divina, enquanto imagem e semelhança de Deus., que portanto seria extremamente importante e substancialmente aos apelos do povo hebreus e Judaicos. Assim o significado, ao termo Messias: ungido…leva e conduz à perfeição e missão divina[ com e  feitos, em Israel, eram urgidos( em nome de Deus), os que eram consagrados para missão  vinda dele. Em (Jo 3,13), esse messiânicos proféticos transcendem enquanto o filho de Deus. Para o evangelho de São Mateus( 16, 17; 20,28),  esclarecem o( Cat. 441), terminologia nos apresentam entendimentos e exegese, de conceber que o “Messias” esperado deveria ser urgido, pelo Espírito Santo do Senhor, e promessa de filho de Deus,  ao mesmo tempo: 


a) Rei ( Rei – messias);
b) Sacerdote ;
c) Profeta.


A função de enviado, messiânicos proféticos transcendem enquanto conscientes, tríplice [Rei – Sacerdote –  profeta], a realeza, a plenitude completamente para a salvação ao mundo, o filho de Deus.


CRISTO – Palavra única da Sagrada Escrituras
Em condescendência de sua bondade,  fala – lhes em palavra huamos” .Com  efeito as palavras  de Deus – Verbo encarnado, [Cat., 101]. 
Inspiração e verdades [ SE*]
Cristianismo se inspiração profética e ativa de vida, realmente inspirados, a fé Cristã não é uma ideologia, idealismo, mais vida, portanto não “ é uma religião do livro. É a religare a  Deus da palavra(religião da palavra), [Cat., 108]. O princípio era verbo,… se fez luz.


Os sentidos da Escritura: dão significados[ Cat., 115- 119].


1. Sentido literal ( palavras);
2. “ espiritual ( graças à unidade divina)
2.1 Sentido alegórico (compreensão profunda de acontecimento),  travessia no Mar vermelho; 
2.2 Sentido moral – relatos acontecidos em fatos, para conduzir a um justo afim – advertência;
2.3 Sentido anagogico  – ver realidades e fatos e acontecimentos. (1 Cor 10, 11).
A orientação doutrinal, esclarecem e explanatória, enfatiza se e conduz, conceber,  a direção eterna a conduzir os povos: em grego ( anagoge^). À nossa Pátria,  assim , a Igreja na terra, é sinalizado da Jerusalém celeste.
Um contexto restrito  – alistico medieval.  Em Sentidos literários e linguístico cultural, segundo exegese [Idem],une e abrangência entre os 04 (quatros) sentidos: “ Li ttera gesta docei, quid credes allegoria,moralis quid agas, qui o tendas anagogia”.

As vertentes explanatória seguem: 


a) A letra ensina o que aconteceu; 
b) A alegoria, o que deves crer;
c) A moral,( o que deve fazer);
d) A anagogia, para onde deves caminhar. 


1. Esforçar- se dentro dessas diretrizes por: 


a) Entender( a expor, e aprofundar); 
b) Preparatório ( maturidade consciente, o julgamento da Igreja), esclarecem e exercendo o mistério divinal( ministerial), em envolvimento orientação a guardar em sinalizar identidade e interpretação a Palavra religare a Deus.;
c) Amadurecimento ,  se o julgamento da Igreja; 
d) Conduzir e conceder à maneira de interpretar a E. Santo;
e) Sujeito em instância  – Juízo da Igreja, [exercício de diário ministerial; mandato do guardar; f)Interpretar  a palavra de Deus].


AT – Antigo testamento e NT – Novo testamento


a) AT – Inspiração divinamente e conservam valor permanente – Antiga Aliança. 
b) NT – A palavra de Deus – faça para a Salvação de todo crente( verdade e revelação divina), Jesus Cristo.


Evangelho – A Constituição e coração [SE]


a) Testemunha de vida;
b) Doutrina.


Etapas em evangelização formativa


a) A vida é o ensinamento de Jesus;
b) A tradição oral;
c) Os evangelhos escritos, [ Cat. 126] .
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“ Senhor dos mortos e dos vivos,[Rm14,9]”
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Messias – Jesus Cristo [ Cat. 123 – 4]


Reflexão sobre os caminhos messiânicos proféticos, trilhas orientações doutrinas, para aprofundar enquanto conscientes cristãos, que nos fornecem subsídios importantes com reflexões temáticos e origens exegese que exigem estudos e pesquisas sobre fatos relevantes e históricos da genealogia e cultura de povos, originários da dinastias e arquétipos suportes probatório subsistentes e consistentes com conhecimento, gerando resultados de informações científica (razão e ciência), alargando aos olhos de nossa fé. 
A boa  nova, (Gl. 4; 4-5), ensina e esclarece [Cat.422- 35]: Deus enviou seu filho…nascido. sujeito à Lei…e serem resgatados os que os que eram sujeitos à Lei…: dificuldade de filhos, (Idem…) – Evangelho, Jesus Cristo , filho de Deus.

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” O princípio era verbo,… se fez luz.”

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“ Senhor dos mortos e dos vivos,[Rm14,9]”
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1) Cenário profética A.c. – D.c. [ Lei orientação nos profetas];
2) Cenário profético messiânico (vida dos messias e Salvação a Israel existente);
3) Império – Dinastia e tradicional da história dos povos( realeza constitucional – Rei – Império);
4) Cenário no governo e província [cargo confiado];
5) Cenário profético messiânico das comunidades em cidades e autoridades, [prefeito];
6) Cenário profético com acesso – títulos de nobreza em realeza e profecias tradicionais;
7) Cenário profético messiânico em cultura dos povos inseridos – Inculturação.
8) Leitura exegética bíblica – Estudos e pesquisas: olhar divino profético da história


Calendário Romana Histórico Fatos Observação

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Histórico I Calendário Romano

Caio Otávio César Augusto Ano 28 Império título de real “ Urgido, magnífico, sagrado”
Caio Otávio C. Augusto. [ Vitalício 27 A.c. Senado] Império romano
Caio Otávio C. Augusto. [16 anos de reinado] trajetória imperial
Caio Otávio C. Augusto. 28 Páscoa em Jerusalém A.c. Calendário romano
Caio Otávio C. Augusto. 40 recenseamento romano. Herodes cargo prefeito
Caio Otávio C. Augusto. Morte 30 imperial. ______________________________________________________________________________________________________

Histórico II Calendário Cristão

Jesus Cristo. Nascimento 7-6. Messias esperado profético messiânico
Jesus Cristo. Vida pública Romana Império de Caio Otávio César Augusto
Jesus Cristo. Tribulação profético Cristão. 14 tempos [anos] de acontecimento
Jesus Cristo. 14 calvário e morte Era romana histórica.

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Fonte: Dados livros bíblicos Jerusalém com tradução francês, 2019, [Extração Grade 931 -721 cronológica citação – Palestina romana e Judeus e povos.

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Conclusão

Centralizar a temática avivamos em tempos da entrada ao novo milênio, 2001 e as cobranças proféticas do projeto trino – Das obras criação – A vinda do filho do homem – Messianismo e Igreja Messiânica – Anúncio por Maria – Pré – vinda em João Batista – Batismo – Vida encarnada e Boa Nova – Anúncio da Salvação – Vida e discipulado – Apostolado – Justificados pela morte – Ressurreição e Revelação. Sem contradições, as profecias messiânica, que afirmam, galgando a cada instância a confirmação – Histórico de vidas, e instalação do plano de Salvação, de todo reino de Deus. Todo povo de Deus, que creram, a cada missão divina – profética, pela fé e evidências de mistérios recíprocas e intrínsecas de vida – Olhos da fé (molda se é a larpidação pela percepção e inspiração em atos de fé. Atos de Moisés, sobressaem a vontade divina – Uma Bússola Testamento(moldar, sem punição mais com orientação). Sendo contradições, aqueles(a), que continuam procedendo a trilha com fé e esperança curta duração de uns e outros – Livre arbítrio. Leitura pela ausência da geração sem a “fé + razão”. Assim pela palavra(ouvida) e anunciada. Em atitude e atos com vida e Tempo na “ Pôs – Contemporâneos”, do verbo encarnado, e escrita – Mistério trino inseparáveis. Ao cronológico, com probatórios – Igreja Romana – Igreja e Cristianismo, e o lógicos que desejam provas divinal e humanística em origens de artifícios, a trindade em Jesus Cristo (Filho de Deus). Pela fé e vida cristã, não faz probatórios reais, mais aos olhos, e muito mistério. A vida eterna é um mistério, se a lógica não afirma aos olhos, mais tradicionalmente e culturalmente, herdamos em Maria e José – Deus conosco anunciador da Boa nova – Em Deus, a vida e o Cristianismo vivo, presente e outros, apoios luta pelo Cristológico. Cristianismo e Igreja edificada, somos o corpo e membros, com a cabeça divina, com os linhos e enlaces da família e irmanados fraternos e muitos desalinhos, mais consciente – A plenitude em Cristo Jesus – Ressuscitado vive se tempos dos tempos – Vive . Calendário Romano – Calendário Cristão. “ A Igreja e o Cristianismo vivo datam do nascimento de Jesus Cristo; ou após ressurreição e testemunhas[ Atos em Cristo vivo], aos batizados e fiéis pela fé: caminho – verdade e vida”. Escritos e construção pelo testemunhos e espiritualidade residem em vivências e nossas culturas influenciam, e muito. Principalmente identificar religiões sem a vida teocêntrica de Deus. Mistérios divinos escapam dos olhos da fé – Adensantes em Luz. – A Boa nova é Jesus Cristo.

Notas:

1. ___________.(2023). Estatitica IBGE 2022. 10 cidades com população ingênuas no Brasil, e 1. 639,60 cidadãos Quimlobolas censiados no Brasil;

2. ___________.(1989) . Comentários de D. Luciano. “A missa do domingo é a comunhão pascal.  Sacerdotes 13.000 apenas: pobre Igreja do Brasil”.

3.___________.(1989). Prosa – D. Luciano Cabral Duarte[Folha de São Paulo – Rio]. [Articles, citação  crítica – Joel Silveira].

4. ___________. , (2023). Captura www. Significados.com.br (Wikipédia pesquisa)., 2023.

5.____________.,(2019) A mídia de Imagens digitais Museus Jerusalém – Wikipédia/ científica .org/

Referência bibliográfica

1. Duarte, Dom L. C., (1989). A Igreja às portas do ano 2000. Luciano Cabral Duarte. Aracaju: [Prefácio de Livro – Joel Silveira 1988.] .2000.

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